sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Crítica - The Iron Lady



Cheguei a pouco do cinema, onde fui assistir The Iron Lady. Um filme sobre Margaret Thatcher, onde quem a faz é nada mais, nada menos, que Meryl Streep. Saí do cinema cheia de ideias e perguntas - além do pensamento forte de que eu tenho que ler mais jornal. O ponto é que o filme é bom e eu gostei da estrutura do mesmo. E, nossa, Streep está sem igual, tenho certeza de que se a colocarem para interpretar o Chavez, ela faz e ainda me faz acreditar que é o verdadeiro. 


Porém... 


Ao chegar, joguei o filme pela internet e fui atrás de críticas. E o que tinha lá, era o que eu andava pensando. O filme foi mais sobre a Thatcher do que sobre o thatcherismo, como disse uma crítica do... Clickfilms ou algo assim. A parte do que ela teve que passar e como se sentiu ao ser odiada, amada, ter o poder, a morte do marido, enfim,  tudo foi perfeitamente retratado e perfeitamente atuado pela Streep. Porém, na questão política e também na questão feminista, fica um pouco a desejar. Veja bem, eu sou totalmente leiga quando se fala sobre o que houve no tempo de Primeira-Ministra dela, então para mim estava tudo ok. Mas para quem sabe ou para quem viveu, falta muito. E segundo uma crítica, há uma mudança na ordem dos fatos que nos faz acreditar que depois que a Inglaterra venceu a Guerra das Malvinas ficou tudo bem e todo mundo voltou a adorá-la, mesmo após os cortes e privatizações, quando na verdade os cortes aconteceram depois da guerra.


Mas assim, também não sei. Realmente não sei nada sobre o assunto, só adorei a atuação de todos, Streep disparado, claro. Saí odiando as medidas da Thatcher e o fato de ela ter se iludido com o poder. E fiquei meio desiludida de a Primeira-Ministra não ter feito mudanças que ajudassem todos e de a realidade bater de que mesmo esse sendo um fato importante para as mulheres, não significa que ela seria uma mulher libertadora. O que quero dizer é que foi um fato feminista e libertador para a época, mas ela não seguia essa linha.


Não sei se me fiz entender, mas o ponto é que a Streep é uma diva, que o filme foi bom/razoável e que é triste quando a realidade bate. E se quem assistiu quiser prestar atenção melhor para alguns pontos, sugiro que leiam essa crítica: http://www.c7nema.net/index.php?option=com_content&view=article&id=8657:the-iron-lady-a-dama-de-ferro-uma-critica-politica-por-joao-miranda&catid=:box-office

É isso. Algum dia digo o porquê exato da mudança de blog.

Um comentário:

Kerol Sousa disse...

ouvi a Lola falar desse filme, a Meryl sempre diva, mas o fato é que eles queriam fazer dela(a Thatcher)um ícone só para ver se as pessoas meio que a perdoavam depois do que ela fez enquanto governou. O fato é que eu também nao entendo muito do assunto, mas eu vou ler a crítica pra poder assistir o filme, parece ser bom. E que bom que voce voltou a postar!!! bjs

 
;